Inicio Loterias Jogos da Caixa: Loterias são jogos de azar?

Jogos da Caixa: Loterias são jogos de azar?

por Redação Lotometria

Jogos de azar têm uma extensa linha histórica, abaixo iremos falar desde sua concepção até o que se tornou os Jogos da Caixa nos dias atuais.

Os antigos povos (hebreus, egípcios, hindus, chineses e romanos) já participavam dos jogos de azar, porém só no século XVI foi que esse tipo de jogo tomou uma maior proporção nos países europeus, sendo que a França foi o país que tornou a loteria um jogo controlado pelo governo.

Até o século XX esse tipo de jogo era legalizado, porém em meados da década de 40 tornou-se ilegal. E quase 20 anos depois foi regularizado novamente pelo governo.

Nos dias atuais as loterias, cassinos e afins são gerenciados pela união ou individualmente por cada estado.

O Início dos Jogos da Caixa no Brasil

Fontes históricas revelam que essa prática, dos chamados jogos de azar, mais especificamente as casas lotéricas, já existiam em nosso país desde a época do império.

Jogos da Caixa

Jogos da Caixa

Foi na cidade antiga Vila Rica, terra dos chamados tupiniquins, que na época era a capital do estado de Minas Gerais, durante o ano de 1784 se instalou a primeira lotérica brasileira. Com a renda desse tipo de empreendimento foram construídas as santas casas, orfanatos, cadeias e hospitais, além da geração de empregos e outras finalidades do governo.

Então esse tipo de jogo só foi expandindo mais e mais em todo o território nacional, até que veio sua primeira regulamentação feita pelo então imperador da época Dom Pedro II.

Mais tarde com a consagração das loterias nas mais importantes capitais do país, quem estava sob seu comando de 5 anos, eram empresas terceirizadas concursadas pelo Estado, sendo que a organização que por mais tempo geriu as lotéricas foi o Grupo Peixoto de Castro.

Por causa desse monopólio de muitos anos de duração o governo, no ano de 1960, institui que a partir daquela época a administração Jogos da Caixa seriam realizados pelo Governo Federal (Caixa Econômica Federal).

Atualmente os jogos que são legalizados pelo Governo Federal, a nível nacional, são: Mega Sena, Quina, Lotofácil, Lotomania, Timemania, Dupla Sena, Loteria Federal, Loteca e Lotogol.

Em uma linha histórica, a primeira a fazer partes dos Jogos da Caixa foi a Loteria Federal no ano de 1962, no estado do Rio de Janeiro, onde seu primeiro sorteio aconteceu naquele ano no mês de setembro. Uma curiosidade sobre aquele jogo é que eram associados os números da cartela com os bichos, e que curiosamente parecia muito com o jogo do bicho que hoje é considerado ilegal.

Na sequência veio a Mega Sena instalada no ano de 1996, onde seu primeiro sorteio ocorreu no mês de março. O prêmio do primeiro sorteio não saiu para ninguém e acumulou.

Na mesma época que a loteria federal surgiu também se consolidaram no país a Loteca (antiga Loteria Esportiva) no ano de 1970. Duas curiosidades que podemos citar foi que nesta mesma época surgiram os chamados computadores IBM com as máquinas “Port a Punch” de cartões perfurados e que foram utilizadas pelas casas lotéricas, e também surgiu a zebra no jogo.

Atualmente a Caixa Econômica Federal gerencia todos esses tipos de jogos citados acima. Uma parte da arrecadação é destinada aos ganhadores dos prêmios de cada modalidade e o restante distribuído em programas do Governo Federal como o Fundo Nacional da Cultura, Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro, FIES e Fundo Penitenciário Nacional.

Artigos Relacionados

Gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!