Inicio Loterias Perdi o Bilhete, Posso Receber meu Prêmio sem ele?

Perdi o Bilhete, Posso Receber meu Prêmio sem ele?

por Redação Lotometria

Pessoas de todo o território nacional sonham com o que comprariam ou para onde viajariam caso faturassem uma bolada na loteria. Mas, quase ninguém se atenta a descobrir o que deve fazer caso adivinhasse os números. Afinal, ninguém sonha com as frases “ Perdi o Bilhete premiado” ou “Esqueci de conferir os números ”.

Índice

Perdi o meu Bilhete e, Agora?

Quais as Regras e Prazo para Receber o Prêmio?

Receber Prêmio da Loteria com Bilhete Vencido

Para não sofrer nenhum susto ao se descobrir milionário, você deve tomar alguns cuidados básicos, especialmente com o seu bilhete. Confira as dicas repassadas pela própria Caixa Econômica Federal para não ter que passar pela fase de Perdi o Bilhete o que fazer.

Perdi o Bilhete e, Agora?

Nem todo mundo sabe, mas o bilhete de loteria é um título ao portador. Ou seja, a pessoa que estiver com o documento em mãos está apta a receber a premiação imediatamente. Por isso, a primeira dica é se identificar e anotar no verso do bilhete: nome completo, CPF, endereço e telefone, e ainda assiná-lo.Perdi o Bilhete

 

Além disso, o acertador deve fazer de tudo para proteger o bilhete. Então, é recomendado deixar esse documento tão importante na carteira ou em outro local seguro e seco até a retirada do prêmio. Mas, e se eu perdi o bilhete? Isso é raro, mas acontece.

Quando isso acontece, a pessoa tem um prazo para procurar pelo bilhete físico. Caso o comprovante não seja encontrado e a CEF se recuse a ajudar, a única saída é entrar na Justiça. Existem casos de pessoas que conseguiram vencer a causa, bem como aqueles que não receberam nada.

Quais as Regras e Prazo para Receber o Prêmio?

A Caixa Econômica possui algumas regras para atender corretamente aos apostadores premiados nas loterias. Você pode receber seus prêmios de até R$ 1.787,77 nas Casas Lotéricas e acima deste valor em qualquer Agência da CEF.

Caso o seu prêmio esteja acima de R$ 10 mil, é preciso aguardar de 2 a 15 dias após a sua reivindicação em uma agência para ter acesso ao dinheiro.

Outro detalhe é cuidar muito, mas muito bem do seu bilhete. Isso porque as casas lotéricas não têm permissão de repassar nenhum valor se o bilhete estiver danificado. E em casos suspeitos encaminhá-los à CEF.

Neste caso, o vencedor deve se dirigir à agência da Caixa mais próxima para averiguar o estado do documento. Se o código alfanumérico estiver legível, não haverá problemas.

Além disso, o ganhador precisa prestar atenção no calendário! Isso mesmo. Existe um tempo determinado para reclamar o seu prêmio. Segundo a Caixa Econômica, o prazo para todas as loterias federais vence em 90 dias a partir da realização do sorteio.

Posso Receber Prêmio da Loteria com Bilhete Vencido?

Você precisa se apresentar com o bilhete em mãos para receber o seu prêmio no prazo de 90 dias. Com o fim deste prazo, mesmo que você vá pessoalmente à CEF com o bilhete intacto, não tem mais o direito de receber o montante.

Após esse tempo, as quantias não reclamadas são encaminhadas ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Outra possibilidade é entrar na Justiça e tentar receber o prêmio, mas será praticamente impossível.

Artigos Relacionados

Gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!